1) Tenha muita calma e atenção nos procedimentos, e seja detalhista em todas as medidas.
2) Repita o teste pelo menos 2 vezes ou mais, você deve encontrar o mesmo diâmetro, se isso não acontecer, tente de novo.
Para descobrir o diâmetro interno da aliança ou anel, tenha em mãos um anel (com o interior reto), papel, lápis e uma régua.
Interior reto: use apenas anel com o interior reto (conforme imagem abaixo) para realizar o nosso teste, pois anel com o interior arredondado resultará em uma medida errada.
Largura ideal do anel: o ideal é que você realize o teste com um anel fino, preferencialmente 4 ou 5 milímetros.
Verifique em qual dedo será usado o anel ou aliança, e certifique-se de que você possui em casa um anel simples que caiba perfeitamente nesse dedo, pois ele será usado de base para descobrir o tamanho da aliança ou anel.
MÃO ESQUERDA |
MÃO DIREITA |
Polegar esquerdo: Anel simboliza confiança; |
Polegar direito: Anel simboliza confiança; |
Indicador esquerdo: Anel simboliza presença marcante; |
Indicador direito: Anel simboliza presença marcante; |
Médio esquerdo: Anel simboliza poder e responsabilidade; |
Médio direito: Anel simboliza poder e responsabilidade; Anel de 15 anos; |
Anelar esquerdo: Aliança de casamento; Anel de noivado; Anel de formatura; |
Anelar direito: Aliança de namoro compromisso; Aliança de noivado; Anel de 15 anos; |
Mínimo esquerdo: Anel simboliza estilo; |
Mínimo direito: Anel simboliza estilo; |
Coloque o anel sobre a folha e circule o interior do anel, certifique-se de usar um anel com o interior reto, um lápis com a ponta bem fina, e circule o mais próximo da borda interior para que a medida seja a mais fiel possível.
Para poder descobrir o diâmetro interno, antes de tudo você precisa saber qual é o centro do anel, o centro deve ser o mais preciso possível para que a medida saia corretamente.
Para isso você precisa fazer algumas linhas que atravessem pelo círculo, em cada linha (na parte de dentro do círculo) você deve fazer um pequeno risco marcando exatamente o meio da linha.
3 linhas são o suficiente para encontrar o centro, mas se quiser fazer mais linhas para ter maior segurança então é só acrescentar mais linhas.
Criando um esquadro de 90° de papel para achar o centro do círculo. Rasgue um pedaço do papel e use ele como esquadro.
Com o seu esquadro feito de papel, faça 3 linhas em direção ao centro do círculo, lembre-se de alinhar o esquadro com a linha assim voce terá o angulo de 90° correto e o risco que você fez marcando o meio da linha. Se você fez tudo corretamente, então essas linhas devem se cruzar em um ponto em comum. Pronto, você acaba de achar o centro do círculo! Como demostra a segunda foto abaixo.
Agora você deve fazer um risco no centro do círculo para ter de referência, e em seguida medir qual o tamanho do diâmetro interno.
Nota: As réguas são medidas em centímetros, então você precisará converter para milímetros.
No nosso exemplo encontramos um diâmetro de 2,2 cm, basta multiplicar esse valor por 10 e então temos a medida em milímetros, 2,2cm X 10 = 22mm nos aproximamos o valor, pois se reparar bem o círculo não chega exatamente em cima do 2,2cm, mas sim algo em torno de 2,19cm, porém podemos arredondar já que o valor está bem próximo de 2,2cm (para uma medida extremamente detalhista você pode usar um paquímetro).
Tabela Oficial de tamanho para Anel e Aliança no Brasil segundo as normas da ABNT. Padronização de tamanhos, diâmetros internos e circunferências internas dos anéis no Brasil, referente ao tamanhos de anéis comercializado e fabricado nos EUA e China.